A Ponta do Iceberg's Blog

Como você faz a diferença?

Pote de iogurte é reciclado? dezembro 8, 2014

Filed under: Reciclagem Consciente — apontadoiceberg @ 5:18 pm

Afonso Capelas Jr. – 03/12/2014 às 12:21

IOGURTE_OK_3Potinhos plásticos de iogurte que jogo fora junto com o lixo seco podem ser selecionados para reciclagem ou acabam descartados pelos separadores na cooperativa de reciclagem? Thyago Zucoloto Afonso, Vila Velha, ES.

Thyago, os recipientes de iogurtes e outras bebidas lácteas, em geral, são aproveitados pelos catadores e separadores de resíduos. Por isso é importante juntá-los com os outros rejeitos recicláveis, como você já tem feito.

Em primeiro lugar vamos às informações técnicas do especialista em resíduos sólidos Sandro Donnini Mancini, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Sorocaba. Ele informa que a maioria dessas embalagens é feita de um plástico conhecido como poliestireno de alto impacto, ou HIPS. “É o mesmo material utilizado na fabricação de copinhos de café daqueles mais quebradiços e em boa parte das carcaças de eletroeletrônicos, em geral os de cores preta ou cinza”.

O professor Donnini – que costuma percorrer com frequência cooperativas de triagem de resíduos e empresas recicladoras – sabe que os catadores não têm dificuldades em vender esses potinhos plásticos. “Na verdade é muito comum ocorrer a separação de plásticos mistos. Os potinhos vão junto nessa leva e são separados posteriormente”, relata.

Vale lembrar, no entanto, que é preciso retirar os excessos de alimentos das embalagens de bebidas lácteas antes de colocá-las nos sacos de lixo seco. Essa medida evita o mau cheiro e afasta os insetos e roedores.

Para tanto não é necessário gastar água potável. Existem alguns macetes para limpar os potinhos sem desperdiçar a água limpa, tão escassa nestes dias de seca.

Reproduzo, abaixo,  dicas espertas sobre como limpar embalagens sem gasto de água. Elas foram deixadas por muitos leitores do Sustentável na prática em seus comentários ao post Embalagens: lavar ou não lavar, publicado em fevereiro deste ano:

–  Tirar o excesso de restos de alimentos com o guardanapo de papel usado antes de descartar as embalagens;

– Colocar um mínimo de água nas embalagens de leite ou iogurte, chacoalhar um pouco e despejar o conteúdo nos vasos de plantas;

– Juntar embalagens, colocá-las dentro do tanque e despejar a água já utilizada na máquina de lavar roupas;

– Durante a lavagem da louça tampar a pia da cozinha e mergulhar as embalagens para retirar os restos de alimentos com a água do enxágüe;

– Lavar as embalagens com a água do cozimento de legumes;

– Colocar bacias debaixo das calhas para captar água da chuva e com ela retirar o excesso de resíduos das embalagens.

Simples assim…

Leia também

Embalagens: lavar ou não lavar?

Imagem – Creative Commons

Tem alguma dúvida sobre sustentabilidade no seu dia a dia? Então faça sua pergunta. Envie seu e-mail para pergunteaoafonso@gmail.com. Sua dúvida será respondida aqui no blog Sustentável na prática.

 

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/pote-de-iogurte-e-reciclado/?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel_sustentavelnapratica

 

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s